terça-feira, 27 de março de 2012

O que é filosofia


O homem diz-se,  é naturalmente filosófico, “amigo da sabedoria”. E é verdade. Ávido de saber, não se contenta em viver o momento presente e aceitar viver passivamente as informações fornecidas pela experiência imediata, como fazem os animais. Seu olhar interrogativo que saber o porquê das coisas, sobretudo o porquê da própria vida.
Mas enquanto o homem comum, o homem da rua, formula estas informações e enfrenta estes problemas de maneira descontínua se métodos e sem ordem, pessoas há que dedicam a essas pesquisas todo seu tempo e todas as suas energias, e propõe-se a obter uma solução concludente para todos os ingentes problemas que explicam a mente humana, através de uma análise aprofundada e sistemática. São estas pessoas que costumamos chamar “filósofos”.
Mas então, o que é exatamente a filosofia?
É um conhecimento, uma forma de saber e, como tal, tem sua esfera particular de competência; sobre esta esfera busca adquirir informações válidas, precisas e ordenadas. Mas enquanto é fácil dizer qual é a esfera de competência das várias ciências experimentais, não é igualmente cômodo delimitar o campo de pesquisa próprio da filosofia. É sabido, por exemplo, que a botânica estuda as plantas, a geografia os lugares, a história os fatos, a medicina as doenças etc. Mas a filosofia, que estuda ela? No entender dos filósofos ela estuda tudo.Aristóteles, o primeiro a pesquisar rigorosamente e sistematicamente a natureza desta disciplina, diz que a filosofia estuda “as causa últimas de todas as coisas”.Cícero define a filosofia como sendo “o estudo das causas humanas e divinas das coisas”. Descartes afirma que a filosofia “ensina o bem raciocinar”. Hegelconcebe a filosofia como “saber absoluto” Whitehead julga que seja tarefa da filosofia “fornecer uma explicação orgânica do universo”. Poderíamos citar muitos outros filósofos que define a filosofia quer como estudo do valor do conhecimento, quer como pesquisa sobre o fim último do homem, quer como estudo da linguagem, do ser, da história, da arte, da cultura, da política, etc.

Com efeito, coerentes com estas definições discrepantes, os filósofos estudaram todas as coisas. Devemos, pois, concluir que a filosofia estuda tudo? Sem dúvida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Os defensores da ordem da porrada em menores ou em qualquer um que tentar roubar uma bicicleta, deveriam guardar suas opiniões nos porões ...