sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Antigo Porto Velho Hotel





"Até os anos setenta o prédio da UNIR/Centro denominava-se de Porto Velho Hotel.
O autor do projeto foi o Arquiteto Leogin de Vasconcelos Chaves e sua construção iniciou-se em 1948 e
 foi acompanhada pelos Engenheiros José Otino de Freitas e Carlos Sales, tendo sido inaugurado
 em janeiro de 1953, com a presença de várias autoridades locais se destacando a do Governador do Acre. Na época foi um grande acontecimento para a vida social da cidade.
Está localizado na Av. Presidente Dutra, dominando com sua imponência grande parte da cidade.
O Governo do então Território do Guaporé entregou o prédio ao seu primeiro arrendatário o Senhor Henrique Valente que ali ficou administrando desde a sua inauguração (1953) até o ano de 1961. Depois teve como arrendatário o Senhor Abelardo Townes de Castro, no período de 1962 a 1963 e por último a Senhora Nilce  Lima Guimarães que permaneceu nos anos de 1964 a 1969. Era uma pessoa muito criativa e dinâmica; inovou o espaço, criando a Varanda Tropical, colocando chapéu de sol nas mesas, novidade na época, passando a ser o ponto obrigatório das personalidades da cidade. 
A partir daí por várias razões, entre elas o surgimento de outros meios de hospedagem, o Governo achou inviável o funcionamento do prédio como hotel, tanto que em 1974 o Porto Velho Hotel é desativado. No ano seguinte no Governo do Coronel Humberto da Silva Guedes o prédio sofre algumas reformas  internas com a finalidade de ali sediar as Secretarias do Governo.
No ano de 1979 surge o Palácio das Secretarias que ali se instalaram até a criação da Esplanada das Secretarias, onde até hoje abriga parte das Secretarias do Estado de Rondônia.
Logo depois surge a Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia – FUNDACENTRO, criada em 1975 com os primeiros cursos: administração, ciências contábeis e economia.
Inicialmente foi intitulada de Fundação Universitária do Município de Porto Velho, com a Lei Municipal nº 125 de 1976, foi modificada sua denominação para
Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia – FUNDACENTRO.
Com a criação do Estado de Rondônia, surge a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, criada  pela Lei nº  7.011 de 08/07/1982. Mesmo passando por várias transformações internas, o antigo prédio do Porto Velho Hotel abriga a Reitoria e Pró-Reitorias da Universidade Federal de Rondônia, popularmente conhecido como prédio da UNIR/Centro.
 Continua imponente no seu espaço  retratando o marco de uma época de ouro na nossa cidade de Porto Velho.”

Fonte: Blog Orgulho de ser Portovelhense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luíza Gomes