sexta-feira, 23 de março de 2012

O Arco de Deus (Aliança Noética)

" Disse também Deus a Noé e a seus filhos: Eis que estabeleço a minha aliança convosco e a vossa descendência. E com todos os seres viventes que estão convosco; assim as aves, os animais domésticos e os selváticos que saíram da arca, como todos os animais da terra.
Estabeleço a minha aliança convosco: Não será mais destruída  toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra. Disse Deus: Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vós, e entre entre todos os seres viventes que estão convosco, para perpétuas gerações.
Porei nas nuvens o meu arco, será por sinal entre mim e a terra. Sucederá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e nelas aparecer o arco, então me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne que há sobre a terra; e as águas não se tornaram mais em dilúvio para destruir toda carne. O arco estará nas nuvens; vê-lo-ei  e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres viventes de toda carne que há sobre a terra.
Disse Deus a Noé: Este é o sinal estabelecido entre mim e toda carne sobre a terra." (Gênesis, capítulo 9, versículos 8 a 17)

O arco de Deus nas nuvens, também conhecido como arco-íris,  arco-celeste, arco da aliança, arco da chuva, arco da velha, é o símbolo da aliança eterna entre Deus e os seres viventes, como um sinal estabelecido pelo Próprio Deus de que a terra não mais será destruída por dilúvio. 

2 comentários:

  1. Arco-da-velha é uma expressão usada quando se quer referir algo espantoso, inacreditável, inverosímil.
    Trata-se de uma forma reduzida de arco da lei velha, em referência ao arco-íris, que, segundo a bíblia, Deus teria criado em sinal da eterna aliança entre ele e os homens
    "Disse Deus a Noé: Este é o sinal estabelecido entre mim e toda carne sobre a terra."

    Espero ter ajudado e esclarecido sua dúvida.

    ResponderExcluir

. Os defensores da ordem da porrada em menores ou em qualquer um que tentar roubar uma bicicleta, deveriam guardar suas opiniões nos porões ...